Pesquisar este blog

07/09/2017

Perigos do uso indiscriminado do Anticoncepcional

anticoncepcionais mais usados
Mesmo com o avanço da medicina e o surgimento de diversos outros métodos, ainda assim a pílula anticoncepcional ainda é o mais popular controle de natalidade, e o método mais comum utilizado entre as mulheres.
Porém usar de maneira continua este medicamento traz malefícios a saúde sendo o mais comum à trombose, onde não é recomendado para mulheres que possuem problemas circulatórios o consumo do medicamento.

Qual a combinação dos contraceptivos orais?

A pílula anticoncepcional é composta por hormônios sintéticos que são simulares aos hormônios produzidos pelas mulheres, sendo o mais comum o estrogênio e a progesterona. A função da pílula é simular os hormônios que são produzidos pelo ovário, fazendo com que ele fique inativo para esta função.
Por conta disso acontece uma diminuição hormonal impossibilitando que o órgão ovule, desta forma a mulher não engravida.

Qualquer mulher pode tomar anticoncepcional?

Infelizmente as mulheres acabam tomando a pílula anticoncepcional por conta própria, muitas vezes por indicação de uma amiga. O que é um erro! Seja com a pílula anticoncepcional como com qualquer outro medicamento.
É necessário ir ao ginecologista, para que ele possa te avaliar e prescrever o medicamento ideal para você tomar. Além disso, é claro, você recebera todas as orientações necessárias para o consumo correto da pílula.

Existe o aumento da chance de trombose ou outras doenças?

Muitas pessoas discriminam certos tipos de pílula por dizer que estas causam a trombose, a verdade é que todas as pílulas podem causar trombose. O varia é o organismo da mulher, onde em umas a chance pode ser maior do que para outras.
Além de fatores de risco que influenciam como obesidade, se a mulher é fumante e também o seu histórico familiar.

O uso continuo do anticoncepcional afeta a coagulação sanguínea?

O anticoncepcional possui em sua formulação hormônios que podem sim afetar a coagulação sanguínea, mesmo aquelas que contêm apenas a progesterona devem ser consumidas mediante acompanhamento médico.

A trombose é relacionada à quais fatores?

A trombose acontece pela diminuição da circulação sanguínea, o que geralmente acontece quando a pessoa passa períodos muito longos na mesma posição, como viagens longas, cirurgias que a pessoa deve ficar de cama após isso, alguns tipos de profissões, e também está relacionada a lesões que ocorrem no interior dos vasos com rupturas ou infecções.
O papel da pílula anticoncepcional com a trombose, é que o medicamento pode causar um desequilíbrio que acaba aumentando os agentes coagulantes do sangue.

O tabaco potencializa a trombose para as mulheres que usam pílula?

Sem dúvida o cigarro e a pílula anticoncepcional não combinam pelo fato de os hormônios presentes na pílula em conjunto com o fumo favorecem a trombose.
Mulheres obesas, acima de 40 anos e com histórico familiar entram em um grupo de risco que são mais propensas a ter trombose, onde o mais indicado é suspender o uso da pílula anticoncepcional.

O fator mais importante é sempre consultar o ginecologista da sua confiança e com ele decidir qual o método contraceptivo mais indicado para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário