quarta-feira, 11 de julho de 2018

O que é e como funciona a homeopatia?

Homeopatia: Apenas uma crença ou tem efeito real? Descubra aqui!
Por meio de pesquisas e motivado pelos grandes e muitos efeitos que a medicina tradicional causava/causa nos pacientes, o médico alemão, Samuel Hahnemann, descobriu a homeopatia, o tema desse artigo.
Criei essa série de 3 artigos para falar sobre a medicina alternativa e as diversas opções de tratamento que ela oferece.
Caso não tenha lido os outros dois artigos, pode conferir agora:
- Terapia Floral, que diz sobre como a essência das flores influencia no nosso corpo e mente.
- Reflexologia, um tratamento que fala sobre como o nosso corpo está totalmente ligado e que os sinais de uma doença podem aparecer nos mais diversos lugares.
E, para completar a série, aqui estamos, conversando sobre homeopatia e as discussões que cercam essa prática.


O que é homeopatia?

Como já disse acima, homeopatia é um tratamento alternativo à medicina tradicional e que tem diversos adeptos por todo o mundo. E se existem os adoradores, os críticos também existem e possuem muitos argumentos, inclusive, uma situação para ser contra a homeopatia. 
Mas nada de criticar antes de conhecer.
Leia o artigo todo para que possa formar a sua própria opinião.


Como funciona a homeopatia?

Como funciona a homeopatia?
Apesar de ter sido descoberta pelo médico Samuel Hahnemann, o princípio da homeopatia já foi dito, pela primeira vez, antes de Cristo, por Hipócrates, considerado por muitos, o pai da medicina.
O princípio é simples: Tratamento “igual por igual”.
O que isso quer dizer?
Se você tem gripe, trate-se com o vírus da gripe e fique curado.
Esse é apenas um exemplo bem básico de como a homeopatia é utilizada.
Para ser mais específico, deixa eu te dizer como foi que o Hahnemann observou tudo isso.
Ele procurava uma maneira de reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos. Até aqui tudo bem.
Então, para conseguir fazer isso, começou a fazer teste em si mesmo e em um conjunto de voluntários, tomando doses de remédios medicinais cada vez menores, e percebeu que, além de reduzir os efeitos, os medicamentos também pareciam ser mais eficazes.
Os sintomas observados foram descritos por Hahnemann como “parecidos com os que estavam sendo usados para tratar a Sífilis”, o que o levou ao princípio do “Semelhante cura Semelhante”.

Alguns problemas de saúde que podem ser tratados com homeopatia

Algumas pessoas utilizam a homeopatia contra qualquer tipo de doença.
Isso é correto ou incorreto? A Ciência não definiu, mas, convenhamos, é, no mínimo, imprudente, visto que algumas doenças chegam tão forte que um tratamento alternativo pode não dar conta.
Por conta disso, os homeopatas definiram alguns problemas de saúde que podem ser tratados com a homeopatia sem colocar em risco a vida do paciente.
Os problemas são:


Tensão pré-menstrual

Conhecida por causar fortes mudanças tanto físicas quanto emocionais, a TPM pode ser tratada com homeopatia, pelo menos, para diminuir essas dores.
No entanto, ela deve ser prescrita por um homeopata, pois, antes disso, ele te avaliará e terá uma ideia de como o seu corpo reagirá ao medicamento.


Sobrepeso e obesidade

Normalmente a pessoa que tem sobrepeso sofre de ansiedade e outros fatores que fazem com que ela desconte as emoções comendo. A homeopatia ajudará a diminuir a ansiedade e, consequentemente, fará com que a alimentação compulsiva diminua ou deixe de existir.


Estresse

Esse é outro fator que pode fazer com que você coma além da conta. O estresse é um desequilíbrio da energia vital e a homeopatia vai agir diretamente nesse fator.


Alergia

Para finalizar temos as alergias. Asma, alergia de pele e rinite são exemplos de alergias que podem ser tratadas com homeopatia já que nada mais são do que uma reação do sistema imunológico a um corpo estranho.


Curiosidade sobre a homeopatia

O caso do menino italiano que tinha otite, foi tratado com homeopatia, mas não resistiu e faleceuO caso de otite do menino italiano e a lição que nos foi deixada.
Não é tentando puxar para o lado dos críticos, mas acho válido ter bom senso e saber quando se deve abrir mão da crença para poder se consultar e ter um tratamento mais eficaz contra uma doença mais perigosa, se assim posso dizer.
Você soube desse caso?
Aconteceu em março de 2017, lá na Itália. Um menino de 7 anos morreu por conta de uma otite que estava sendo tratada com a medicina alternativa.
Os pais alegaram que desde pequeno, toda doença do garoto era tratada por meio da homeopatia e eles acreditavam que dessa vez também daria certo. Bem, acabou não dando e o menino faleceu.
Eles tentaram, mas a febre não baixou por duas semanas. O levaram no hospital, chegando lá ele perdeu a consciência, ficou em coma por alguns dias e foi a óbito.

Dá para tirar duas lições dessa situação.

A primeira é que a homeopatia realmente funciona e dá para comprovar, não só nesse caso, mas em diversos casos ao redor do mundo. Afinal, o menino sempre foi tratado assim.
A segunda lição é que tem doença que não dá para combater apenas com a medicina alternativa, ou melhor, você vai tentando, se os sintomas não diminuírem, vai no médico para procurar um atendimento melhor.

Assim poderá aliar os dois tratamentos e conseguir um efeito melhor e mais rápido. Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos!

Saúde em Alta

SAÚDE EM ALTA

↑ Grab this Headline Animator

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner