Pesquisar este blog

17/05/2016

Suplementos antioxidantes e seus benefícios

Suplementos antioxidantes e seus benefícios


Os antioxidantes desempenham uma nobre função em nosso organismo: eles ajudam a manter a saúde de nossas células e, consequentemente, a retardar o envelhecimento. Seus benefícios são clinicamente comprovados por meio de diversos estudos por todo o globo e hoje nós iremos aprender como eles agem em nosso organismo e como podemos obtê-los de maneira prática e fácil.

O antioxidante é basicamente uma molécula que possui a capacidade de inibir e reduzir a oxidação de outras moléculas. Trata-se de um processo bioquímico que acontece em nosso corpo todos os dias. É importante compreender a relação da oxidação para com os radicais livres.

A oxidação e os radicais livres

É imprescindível saber que a oxidação é um processo natural e importante do nosso corpo, uma vez que durante ela queima-se oxigênio para que seja possível converter os nutrientes dos alimentos em energia para as células. Entretanto, durante esse processo ocorre a liberação dos tão temidos radicais livres.

Os radicais livres por sua vez são moléculas instáveis de carga positiva que tendem a se associar a outras moléculas de cargas positivas. E quando isso acontece, haverá uma reação ou a própria oxidação. De modo simples é possível dizer que os radicais livres danificam ou mesmo causam a morte de células saudáveis do nosso organismo.

Algo importante a se dizer é que o nosso corpo na maior parte das vezes diariamente realiza a proteção das próprias células através de enzimas protetoras as quais conseguem reparar praticamente todas as células que são ou foram danificadas pelos radicais livres. Todavia, ainda há uma pequena parcela de células que morrem. Quase ínfima. Entretanto, é possível evitar a oxidação no seu aspecto negativo – que é a liberação de radicais livres e mortificação de células saudáveis.

Fatores externos também causam a oxidação e liberação de radicais livres

Maus hábitos tal como o fumo e o consumo de álcool, poluição e consumo de alimentos prejudiciais à saúde são alguns dos elementos que potencializam a produção de radicais livres e consequentemente ocasionam o envelhecimento e a morte de células saudáveis. Por isso, é importante consumir alimentos ricos emantioxidantes e suplementos, quando necessário.

Existem vários nutrientes com ação antioxidantes dos quais se você consumir através dos suplementos (na quantidade correta) isso lhe trará benefícios. Segue a lista:

Vitamina E
Trabalha junto com a vitamina C para eliminar os radicais livres. Trata-se de uma vitamina que se dissolve em gordura, o que propicia que tal vitamina possa proteger a membrana das células contra o ataque dos radicais livres.

Vitamina C
Os ácidos presentes na vitamina C são capazes de eliminar os radicais livres presentes nos líquidos, atuando inclusive dentro das células. Trata-se de uma grande aliada. É possível comprar suplementos de vitamina C em farmácias ou em sites pela internet.

Selênio
É um mineral que atua na produção de enzimas antioxidantes essenciais para a saúde do corpo. Com isso ele ajuda combater os radicais livres. Pode ser ingerido através de suplementos ou multivitamínicos com a presença de minerais.

Betacaroteno
Outra substância que se solubiliza em água. O betacaroteno contribui para o combate aos antioxidantes presentes nas células com baixa quantidade de oxigênio. Sua ação faz com que elas sejam preservadas.

Agora você já conhece as vitaminas e minerais com ação antioxidante em nosso organismo! Você poderá conferir outros artigos nos quais abordamos cada uma delas e em quais alimentos estão presentes, ou então optar pelo uso de suplementos de antioxidantes.


Em casos de dúvidas mais específicas a respeito da sua própria dieta é recomendável que você procure acompanhamento clínico, tal como um nutricionista ou um médico. Através deles você poderá conhecer as suas reais necessidades de ingestão de antioxidantes e com base nisso programar sua dieta assim como fazer uso adequado dos suplementos antioxidantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário